Em que idade aparecem os primeiros dentes?

A erupção da primeira dentição tem início entre os 6 e os 8 meses de idade. Na criança entre os 2 anos e meio e os 3 anos de idade os 20 dentes temporários (de leite) já estarão presentes na cavidade oral, embora haja uma tendência a que os bebés apresentem muitas vezes dentes mais precocemente.

A dentição permanente ou definitiva inicia-se entre os 5 e os 7 anos podendo chegar aos 32 dentes se erupcionarem os terceiros molares (sisos), o que nem sempre ocorre.

A erupção mais precoce ou tardia não está necessariamente relacionada com patologia; no entanto, caso a criança não apresente qualquer dente após completar 1 ano de vida, deverá ser observada na consulta de Medicina Dentária.

 

Os sintomas da erupção mais comuns e queixas mais comuns são: gengivas avermelhadas, aumento da salivação, perda de apetite e alteração dos hábitos nutricionais, ansiedade, dificuldade em dormir. A criança pode apresentar febre, vómitos ou diarreia. O desconforto da criança pode ser aliviado limpando a boca 2- 3 vezes por dia com uma gaze molhada ou recorrendo a mordedores e geles.

 

A chupeta? O que fazer?

A chupeta deve ser eliminada até aos 2- 3 anos de idade. Muitas vezes a chupeta leva ao desenvolvimento de problemas dentários e ósseos, sendo por isso aconselhado o abandono.

 

Como prevenir o aparecimento de cáries precoces de infância?

• Promover a amamentação materna pelo menos até aos 4-6 meses de idade.

• Não colocar líquidos açucarados no biberão nem na chupeta;

• Quando os primeiros dentem erupcionem, promover a sua higiene com uma gaze, dedeira ou escova macia, idealmente após as refeições.